feito com muito amor pela mamã #17 [uma camisola em beiroa]

setembro 28, 2017



Viciada em malha. É assim que me sinto. Ou devo dizer, viciada em beiroa?
Acabei ontem uma camisola que fiz para a Olívia (estava mesmo convencida que era a minha primeira camisola de malha, mas lembrei-me esta noite que afinal já tinha feito uma, quando ela era bebé, sem seguir instruções mas que até resultou bem!).

O modelo é de um livro lindo, que oferecemos à C. há alguns anos. A C. estava a iniciar-se no tricot e ficou demasiado assustada com as instruções, o livro passou para a L. que acabou por também nunca fazer nada de lá, e apareci eu na história para acabar com a falta de uso do Lullaby Knits, da Vibe Ulrik Sondergaard.  Infelizmente, o tamanho maior previsto neste livro é 18-24 meses e, portanto, dificilmente faço mais algum destes modelos para a Olívia (que já tem 3 anos)! Fiz a Easy Cable Sweater, tamanho 18-24 meses (não usei o fio recomendado, e aumentei o comprimento das mangas),  mais detalhes no Ravelry. Está-lhe impecável :)


Era praticamente inexperiente na malha quando pus mãos à obra. A maior dificuldade foi mesmo em acertar com a diminuição ssk. Vi montes de vídeos, mas nunca ficava perfeita (mas também nunca cheguei a desmanchar... assumi que ficavam diferentes das k2tog, e ponto final). Tricotei a frente e trás, e foi já nas mangas que encontrei outras soluções. Primeiro, este vídeo, que explica um truque para não alargar tanto as malhas: em vez de fazer a liga normal, deixar já a malha virada na carreira de liga, para não ter que as virar na carreira de meia. Depois, a minha solução preferida: fazer uma diminuição por malha acavalada à esquerda :) e onde aprendi isto? num livro genial, que comprei no final do Verão na feira de velharias aqui em Aveiro: O Grande Livro dos Lavores. Já tinha o Grande Livro da Costura, e este não me desiludiu nem um bocadinho. Entretanto vi algures num blog que o aspecto de um ssk ou de uma diminuição por malha acavalada à esquerda é exactamente igual. Não sei o que estava eu a fazer de errado, só sei que comigo não ficam bem iguais...

Ainda assim, a diminuição por malha acavalada à esquerda não fica tão perfeita como a k2tog (eu esperava que fossem exactamente simétricas), mas uma tia que percebe muito de tricot deixou-me descansada e disse-me que era mesmo assim...

Além das diminuições, o livro ensinou-me a fazer os aumentos mais adequados, nas mangas. Aliás, numa das mangas... Na primeira que fiz, ainda não tinha o livro e fiz os aumentos no início e no final das carreiras (as instruções do modelo não explicam exactamente como fazer, só dizem para aumentar  a cada X carreiras). Com o livro, fiz uns aumentos espectaculares a duas malhas do extremo das carreiras, que quase não se notam.

Estou mesmo contente com o resultado. Com um desejo secreto que chegue o frio eheheh. E com vontade de começar projectos novos! Esta manhã estive a olhar para o meu stash de fios, peguei na beiroa toda que tenho (a azul foi comprada em 2012, acho!!!) e pensei que ainda dava para fazer outra camisola deste tamanho para a O. ... mas é idiota fazer-lhe duas camisolas quase iguais!...




Já escolhi dois modelos de mulher muito giros (Laide e Muse, também da Vibe Ulrik Sondergaard), mas para isso tenho que comprar mais lã... Andei a acumular fios ao longo dos últimos anos, mas em pouca quantidade de cada (por exemplo, para esta camisola da O., acabei a meada de beiroa que tinha, e tive que encomendar outra... claro que o lote era outro, e nota-se bastante... mas até gosto do efeito!)... Tenho que me manter afastada do site da Retrosaria Rosa Pomar nos próximos tempos, mas não está fácil :)

[a blusa vermelha das primeiras fotografias também foi feita por mim, mas nunca escrevi sobre ela aqui no blogue. quem me lê, já deve conhecer o molde :) daqui, daqui, daqui e daqui. desta vez fiz uma versão de Inverno, com uma flanela da Mike Tecidos]

You Might Also Like

0 comentários